|
Filipa
|
 |
« em: Setembro 09, 2008, 17:40:46 » |
|
Ingredientes: | Batatas para puré | 1 Caldo de Legumes | 1 colher de sopa de Margarina | Leite q.b.
| 3 Ovos para cozer
| 1 Cebola pequena | 1 dente de Alho | Azeite q.b. | 4 latas de Atum | Pickles q.b. | Molho Béchamel | Maionnaise q.b.
Preparação: Começar por cozer os ovos dentro do cesto 10 min., vel. 4, temp. 100º. Reservar. Fazer o puré de batata. Para ser mais rápido cozi as batatas com água (assim poderá fazer-se na temp. 100º) Colocar as batatas para puré cortadas aos quadrados no copo da BIMBY. Encher com água até meio das batatas, temperar com um caldo de legumes e programar 20 min., vel. colher inversa, temp. 100º. Verificar se estão cozinhadas, se necessário dar mais uns minutos. Escorrer a água das batatas, adicionar uma colher de sopa de margarina e um pouco de leite e triturar na vel. 4 durante uns segundos até ficar com uma consistência uniforme. Reservar.
Lavar o copo e começar com o recheio de atum. Colocar no copo da BIMBY a cebola e o alho e triturar uns segs. na vel. 7. Adicionar o azeite e programar 6 min., vel. 1, temp. 100º. Quem gostar poderá fazer o refogado com o óleo do atum, pessoalmente acho muito enjoativo e nunca o utilizo. Escorrer o óleo do atum (eu coloco o atum num escorredor e o óleo vai saindo, depois passo-o por água). Juntar o atum ao refogado juntamente com uns pickles cortadinhos aos pedaços (para cortar um pouco o sabor forte do atum). Programar 2 min., vel. colher inversa, temp. 100º. Retirar e reservar. Sem lavar o copo fazer o molho béchamel, conforme indicado no livro base (eu fiz metade da receita). Juntar o refogado de atum ao molho acabado de fazer e envolver tudo com a espátula. Num pirex colocar uma camada de puré de batata, o recheio de atum e os ovos cozidos cortados aos pedaços (eu esqueci-me dos ovos dentro de uma taça e por isso adicionei-os já depois do empadão estar dourado...) Terminar com o restante puré. Por cima rematar com um pouco de maionese e levar ao forno pré-aquecido a 180º até ficar a maionnaise dourada.
|